quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aos meus colegas professores

O que realmente importa na educação
É o humilde saber quem lhe deu o cheque-cidadão
Sabendo tudo ou não aprendendo nada
O aluno só não pode faltar
Porque o que conta mesmo no Bolsa Família é a frequência escolar

É bom que o aluno aprenda assinar o nome completo
Mas se não aprender, é só fichar o dedinho no lugar certo!
Escrever corretamente, ser um bom leitor
Não é necessário pra retirar o título de eleitor,
Ao contrário do que pensamos, os menores estão mais inteligentes
Sabem que estão cheios de direitos, professores que aguentem tanto desrespeito

E por citar vocês, meus colegas de profissão
Não há porque se irritar com o que acontece na educação
Afinal de conta, levar chutes, mordidas, tapa no rosto, xingar sua mãe,
Te mandar tomar em mal lugar, bagunçar sua aula, o tempo todo te irritar,
Omissão das autoridades, pais falando um caminhão de bobagem,
Tudo isso faz parte do processo de aprendizagem

Se sua carreira for interrompida por doença, uma facada ou um tiro
Fique você ciente que ninguém vai se responsabilizar por isso.
Como colega de trabalho eu te digo que corremos grande risco:
Agredir ou ser agredido
Estamos enlouquecendo com essa situação
Mas ainda tem um grupo saudável, pulando fora dessa profissão

Teóricos educacionais que me desculpem a franqueza
Mas se tornou mais lucrativo perpetuar a pobreza
Infelizmente não enxergo solução pra precariedade na educação

A partir de agora minha postura será outra
Cansei de fazer papel de trouxa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário