quarta-feira, 28 de março de 2012

Campos dos Goytacazes 177 anos

A história nos relata que os campos dos Goitacás foram descobertos na época do descobrimento do Brasil em 1530. Mas foi elevada a categoria de cidade em 28 de março de 1835.
Como professora de 4º e 5º ano neste município, tenho por obrigação conhecer e ensinar sobre nossa trajetória histórica.
No entanto, como cidadã campista, aprendi a amar esta cidade e admirar personagens como:
* a aguerrida Benta Pereira e sua filha Mariana de Souza Barreto contra o domínio dos Assecas;
* José do Patrocínio - escritor, jornalista e abolicionista;
* Drº Alberto Lamego - ilustre historiador
* Múcio da Paixão - poeta, jornalista e historiador; entre tantos outros.

Ainda hoje me orgulho de personagens brilhantes e feitos que muitos campistas desconhecem, como as descobertas científicas da UENF (melhoramento de espécies contribuindo com o pequeno e grande produtor), o milho doce por exemplo, uma delícia!
O experimento realizado pela doutoranda * Andrezza da Silva Machado Neto acerca da viabilidade agroeconômica da produção de tomate de "mesa" sob diferentes sistemas de cultivo e manejo.

E o que dizer de professores maravilhosos como * Denise Juncá (pesquisadora social); * Aristides Soffiati ( historiador ambiental); * Maria Lúcia Leite ( alfabetizadora); entre tantos outros ilustres nomes.

Não poderia deixar de ressaltar ainda, a população campista. Esta da qual faço parte, me alegra ao mesmo tempo que me entristece toda vez que se omiti diante dos fiascos.

Nossa cidade tem uma história já vivida e outra a ser construída por nós, atuais habitantes.
Podemos e devemos nos envolver mais, muito mais com nossa cidade. E um bom começo é amá-la.
Amar a cidade, não é tão somente criar um logotipo de governo declarando seu amor, vai muito além.
Amar a cidade é lutar por ela, preservá-la, estar informado sobre os principais acontecimentos e etc. Enfim, é ser um cidadão político que deseja de fato uma cidade melhor a cada dia.

* Eu tenho me empenhado a cada dia. Procuro desenvolver bem meu trabalho enquanto educadora e não sou omissa as necessidades e direitos de meus alunos.
Atualmente abracei a luta de um aluno cadeirante pela conquista de uma cadeira escolar adaptável as suas necessidades e estou recorrendo a todas instâncias possíveis. E não vou parar até conseguir.
Encerro esta postagem com um pequeno trecho do hino de nossa cidade que diz:

" Campos Formosa, intrépida amazona
Do viridente plaino goitacás
Predileta do luar como Verona
Terra feita de luz e madrigais"

Que sejamos assim, como intrépida amazona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário